Splinter cell, Robot aliance, Galaxy on fire etc. fizeram e ainda fazem a nossa cabeça até hoje.
Tudo isso começou em 1997, o ramo de telefonia móvel andava a passos largos. Falar de qualquer lugar em um celular era algo rotineiro, porém um pouco desengonçado. As bolsinhas e pochetes de celular reinavam, pois sempre tínhamos que carregar uma bateria extra. Entretanto, uma empresa da Finlândia, chamada Nokia, agregava cada vai mais valor ao seus aparelhos celulares finos e pequenos que executavam outras funções (além de falar) e tinha como grande atrativo, a enorme autonomia da bateria sobre seus concorrentes. Em 98 dois lançamentos chamaram a atenção do mundo, foram eles o Nokia 6110 e 5110 . Eles foram os primeiros celulares onde era possível fazer outra coisa além de falar e enviar SMS. Estes aparelhos trouxeram ícones bem apresentados, melhor visualização de mensagens e possibilidade de ver desenhos. Apesar de ambos os aparelhos serem GSM, eles só chegariam no Brasil em 1999, funcionando ainda sob redes TDMA. Para as crianças de todas as idades o que chamava atenção no aparelho era a presença inédita de 3 jogos: Memory, Snake e Logic. Snake fez um sucesso absurdo entre as crianças e adultos da época, não era dificil ver pessoas vidradas no seu celular jogando esse game.
Imagem de snake
Os jogos em java começaram a surgir em 2002, apesar das prímeiras especificações do j2me serem datadas do ano de 97. Os primeiros jogos em Java eram bem rudimentares sendo ou totalmente textuais, no estilo adventure games dos PCs nos anos 70 – ou totalmente desprovidos de ação. Steve Jackson’s Sorcery (Digital Bridges), seguido de Alien Fish Exchange: (nGame) foram os primeiros jogos para celular em Java de todos os tempos.
Siberian strike
Primeiro sucesso da Gameloft
Em 2005 uma empresa chamada Digital chocolate lançou o que seria um marco dos jogos mobile o primeiro jogo 3d para celulares, Racing Fever GT 3D. No campo dos negócios houve uma verdadeira chuva de empresas. Capcom, Namco, THQ, Actvision, Disney,Konami – até a poderosa Eletronic Arts entrou no ramo todas querendo ganhar um dinheirinho na emergente plataforma java.
A Empresa Fishlabs alcançou o auge do desenvolvimento tridimensional em J2ME com o game Galaxy on Fire 2.
Lançado no começo de 2009. Era um jogo muito pesado e só alguns celulares da Sony Ericsson conseguiam rodá-lo levemente. Era também um game enorme, necessitando de mais de 20 horas de jogatina para finalizá-lo e possui muitas missões extras o que deixavam o replay do jogo enorme. Após o seu lançamento e devido ao baixo retorno inicial a empresa decidiu abandonar a plataforma Java e se dedicar exclusivamente ao desenvolvimento de jogos nos smartphones, mas precisamente ao iPhone.
Nokia n gage, o primeiro celular para jogos, e um fracasso
Paralelamente a tecnologia J2ME surgiram os primeiros smartphones. Neles rodavam o sistema Palm OS, mas como o Palm nunca teria tido essa vocação para videogame, foi com o desenvolvimento do outro sistema operacional para celulaes, Symbian, que a “brincadeira” começou. Esse sistema surgiu da parceria de várias empresas como Nokia, Siemens, Samsung, Ericsson, Sony Ericsson e Panasonic em 1998 (WTF?), porém, apenas em 2002 com o lançamento do Nokia 7650 foi que o sistema ficou conhecido comercialmente.
O N-Gage foi o primeiro smartphone com Symbian a ser pensado para os games. Foi durante a E3 de 2003 que a Nokia apresentou o seu sonho de que os celulares participassem mais ativamente do mercado de portáteis. Existe um bom artigo sobre a história do deste aparelho aqui.
Em resumo o N-Gage tinha poucas qualidades e muitos defeitos. O aparelho simplesmente não caiu no gosto do público. Além disso, o aparelho e os jogos eram caros, para se ter uma ideia, o aparelho custava o preço de um iPhone 4. Contribuíram para a derrocada do N-Gage também os portáteis Sony PSP e Nintendo DS apresentados na mesma época.
Apesar da falta de sucesso e algumas falhas, a ideia de jogos melhores nos smartphones era muito boa e conseguiu adquirir muitos clientes que ansiavam por mais jogos em seus smartphones. Com isso a Nokia planejou o retorno em 2008, transformando a idéia do N-Gage no que ele realmente deveria ter sido, uma plataforma para todos os seus smartphones. Nesta época os processadores ARM evoluíram e contando com cerca de 300mhz e 64mb de RAM, a Nokia sentiu que era hora da N-Gage voltar.
Do ponto de vista técnico, o Symbian só é um pouco mais rápido que o J2ME em renderização 3D e como não utiliza aceleração por hardware na maioria dos seus jogos, esses games ficavam com uma aparência de jogos do Playstation 1 e Saturn.
A tela dos primeiros smartphones eram muito pequena e o formato dessa tela (retrato) não ajudava. No princípio, o desejo exagerado dos desenvolvedores para criar jogos em 3D (tendência da época) fez com que o Symbian não se saísse muito bem no desenvolvimento desses. Grande parte da culpa aqui reside na própria Nokia, por não fornecer ferramentas interessantes e fáceis para ajudar os desenvolvedores a programar games para o Symbian. Para você ter uma ideia, a única Engine importante (Airplay SDK) só ficou disponível a venda quando a plataforma já estava praticamente morta em outubro de 2009.
O Symbian possui várias versões (S60v1, v2, v3, v5, ^3), sendo que a grande mancada é a maioria dos aplicativos não serem retro-compatíveis. Existe até o exemplo clássico do game Pandemonium que demorou anos para ser portado de S60v2 para S60v3.
Os Games
No quesito que realmente importa, os jogos do N-Gage marcaram profundamente os abençoados que tiveram o aparelho na Época. Como dito anteriormente alguns jogos rivalizam com os games produzidos para Playstation 1 em gráficos. Contudo, é um erro fazer essa comparação, na realidade, o Symbian (e o N-Gage) estavam mais próximos em nível de hardware ao Gameboy Advance.
King of Fighters Extreme, One, Ashen, Metal Gear Mobile, System Rush – são exemplos de jogos exclusivos que ainda estão no limbo da N-Gage sem previsão de retorno.
Com um processador de 104mhz e sem a “prisão tecnológica” do J2ME, os desenvolvedores se sentiram tentados a criar jogos com gráficos mais realistas e utilizar mais efeitos sonoros (um dos grandes defeitos dos jogos em J2ME). Percebendo isso a Nokia cria um conceito de celular que mudaria para sempre o mercado de portáteis.
Confira alguns jogos n gage
Brothers in arms
Resident evil degeneration
One
Sony ericsson xperia play, segundo celular para jogos; sucesso
Diferente de seu antecessor, o xperia play foi feliz em sua proposta, ele agregou uma ótima jogabilidade aos jogos móveis, fazendo o jogador sentir que estava jogando em um console, ou PSP. Os controles são de ótima qualidade; ele é o primeiro smartfone com certificado playstation, e ja vinha com um emulador de psone nativo, e muitos jogos optimizados para seus controles antes mesmo de seu lançamento (em março de 2011) Hoje todos os grandes títulos de jogos mobile tem que ser compatíveis com o xperia play, que é um marco como smartfone, por conseguir agregar com maestria videogame e celular em um só. Eu não vou colocar imagem dos jogos que este smartfone roda por que creio que todos os leitores ja saibam muito bem quais jogos são.
Muita coisa aconteceu ao longo dos anos, plataformas surgiram e desapareceram (N-gage) celulares especializados em games também apareceram e hoje em dia as plataformas móveis movimentam bilhões todos os anos, os games móveis estão cada vez mais elaborados e com gráficos dignos de grandes consoles, a produção deles exigem muito dinheiro e esforço e hoje em dia os celulares não são mais meros aparelhos para fazerem ligações, eles são players de áudio e vídeos, videogames, calculadoras, navegam na web etc. e são parte essencial de nossas vidas.
Confira a baixo uma galeria de fotos de alguns jogos clássicos em java.
Splinter cell
Robot alliance
Resident evil
A múmia 3
Diamond Rush
Prince of persia
Fonte de pesquisa: google e este artigo do blog mobilegamer
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